segunda-feira, 15 de outubro de 2007

PAP - SAIA GODÊ

Não olhem minhas olheiras... estou sem maquiagem...heheheheheh

Este é o início da nossa SAIA GODÊ


Vamos laçar 120 agulhas na regulagem 4.0


3 fios linha


Primeiro você laça as agulhas com um fio de linha qualquer, de cor contrastante. Aqui eu iniciei com a linha branca, pois minha saia é lilás.
Bem, teci umas 10 carreiras, corta o fio. Agora você pega a linha que vai fazer sua saia, e deixa um fio bem cumprido (MUITO CUMPRIDO!!!) sobrando,porque iremos usá-lo para arrematar nossa saia lá no final.
ZERAR O CONTADOR PARA iniciar sua saia. Teça 20 carreiras

O carro da máquina deverá estar no lado direito seu, daí você trava o carro, mudando a alavanca para o H
fig.A
A tecla H não trabalha as agulhas que estiverem na posição E pra frente, só as outras agulhas que estão na posição B. Observe na sua máquina, está marcado nela.
fig.b
Agora puxe pra frente as 10 primeiras agulhas, seu carro deverá estar a sua direita, e travado.
Então passe o carro pra esquerda e volte pra direita. Você irá perceber que não teceu estas 10 agulhas. É isso mesmo!!! Vamos lá!!!


fig. C
Observe o carro na esquerda sem trabalhar as 10 agulhas!!!!

fig. D
Volte o carro pra direita, puxe pra frente + 10 agulhas, e faça o mesmo procedimento. Vai e vem com o carro, sem trabalhar as que estiverem pra frente!!!

fig. E
Você fará isso até chegar nas últimas 10 agulhas que teria que puxar pra frente. Se puxar estas últimas,você não irá tecer nada, né?????

fig. F
Destrave o carro, volto o carro para a posição N e teço todas as agulhas, por 30carreiras. Depois volto a repetir esses primeiros passos das agulhas selecionadas pra frente em que não trabalham. Fazer o PAP das figuras A até E
O segredo do godê é esse, nessa saia eu teci até a carreira 630,
O contador vai direto, você só conta as 30 carreiras para dar certinho o godê, faz os PAP do A até o E, e conta + 30 carreiras, até o fim da saia sempre!!!
Aqui está sendo trabalhada todas as agulhas por 30 carreiras
esq. dir.
Dá pra perceber que a saia está sendo tecida pela largura???? E a parte da esquerda fica + estreita, e a parte da direita fica + larga, assim ela vai ficando rodada, ou godê.
POR QUE????? PORQUE ESTAMOS deixando de trabalhar as agulhas sempre da esquerda primeiro, colocamos ela pra descanso, assim fica mais carreira para as da direita

Aqui está a saia tecida, antes de tirá-la da máquina NÃO ESQUEÇA de passar as últimas carreiras em FIO DE COR contrastante de novo, pois você irá unir as laterais da saia com aquele fio que você deixou lá no início da saia, lembra????
O ponto, é o invisível, aqui aprendi como: vai no pai e volta no filho.
Ai meu Deus, como explico isso agora????????
qualquer coisa, na próxima postagem, eu mostro como se faz, pois esqueci de fotografar esse arremate!!!!
Antes de fechar a saia, iremos fazer o cós.
Coloque o seu trabalho de volta na máquina em 120 agulhas e teça 20 carreiras na regulagem 3.0,+1carreira na regulagem 10.0 + 20 carreiras na regulagem 3.0 (ver próxima foto,abaixo e dobre. Passe + uma carreira, e arremate o cós


Para fazê-lo é preciso: medir (dividir)a saia ao meio pra fazer em duas partes o cós. então a primeira parte eu coloquei na máquina 120 agulhas e teci 20 carreiras na regulagem 3.0, fiz uma carreira na regulagem 10.0 e voltei a regulagem para 3.0 e teci mais 20 carreiras. Faça a outra parte do cós assim também!!!


Por que???? Para a barra ficar bonita,firme, e quando faz assim a barra não fica enrolando. Ah!! a barra pode ser mais fina ou mais larga, vai do gosto de cada um, é que eu uso um elástico mais grosso, para ficar + firme .

Aqui é a parte que dobra a barra, depois de fazer isso, é só passar mais uma carreira e arrematar!!!

Veja o detalhe do ponto: a saia é tecida pela largura


E o cós já está pronto!!! Depois é só passar o elástico e fechar as aberturas, eu sempre costuro à mão, e faço aquele ponto invisível

Este é o detalhe da barra da saia. Viu como ficou perfeita??? Não precisa nem passar a ferro!!!


NÃO ESQUEÇA de fazer igual a outra parte do cós!!!!
A saia aqui já está fechada, agora sim pode tirar o fio de cor!!!!
Este é o fio de cor contrastante que tecemos no início e no fim da nossa saia, agora é só puxar, para ficar sem nenhuma marca de arremate. Feito dessa forma, a nossa saia NÃO tem costuras laterais!!!!
Aqui está finalizada, só falta passar o biquinho e voilá!!!


Este PAP da saia, serve para fazer os vestidos que eu já postei aqui e vou postar depois. Sempre faço a saia desse jeito, só alterando as medidas, é claro!!!
Se colocar mais agulhas a saia ficará mais cumprida, e se tecer mais carreiras ela ficará mais larga, mais rodada, pois é GODÊ. NUNCA se esqueçam dessas dicas, elas são a base de tudo!!!!
Espero que tenham gostado e façam,pois é mais fácil do que parece!!!!
Beijocas, Tathy

5 comentários:

KetyMarques disse...

Que lindo Tathy, parabens por estar trazendo o trico a maquina assim explicado para nós, para quem não sabe quase isso é de grande ajuda.
Beijos

Kátia Moreira disse...

A amizade é um Amor que nunca morre.
A nossa refloresce a cada dia...
Que os ventos soprem o aroma das flores, para levar a você, o meu carinho com perfume de Amizade!
Uma semana cheia de perfume de amizades sinceras!!
Bjs Kátia Moreira

Kátia Moreira disse...

A amizade é um Amor que nunca morre.
A nossa refloresce a cada dia...
Que os ventos soprem o aroma das flores, para levar a você, o meu carinho com perfume de Amizade!
Uma semana cheia de perfume de amizades sinceras!!
Bjs Kátia Moreira

Cris Arte em Tricô e Crochê disse...

Taty , estou de boca aberta , que Deus te abençõe por compartilhar conosco , eu não entendia como fazer esta danada da saia godê , com seu passo passo , agora vai.
Deus continue te iluminando..
Cris

Tricô a maquina Rose Mary + crochet disse...

OI QUERIDA TATHY, OBRIGADA POR COMPARTILHARES ,AMEI A SAIA GODê,SÓ SABIA FAZER RETA, TU ÉS O MÁXIMO UM ABRAÇO DE TRICO Á MÁQUINA ROSE MARY E DIZER VISITA MEU BLOG E DEIXA UM RECADINHO TÁ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...